quinta-feira

Convocação aos que estão a beira do Caminho!

Convoco aqui cada um, cada um machucado, cada um cansado e rejeitado por tudo, pela religião seja ela qual for, cada um excluído dos livros e dos templos, convoco aqui cada errante, nas esquinas, nos guetos, nos cantos chorando, convoco cada um que tem o lamento por si mesmo, cada um que já está sem lágrima, sem chão, convoco os sem rosto, convoco aqueles que só viram as costas dos seus opressores na hora da dor, convoco aqueles que foram abandonados, largados, humilhados, sem vida, sem grana, julgado, sentenciado, convoco o sem lares, sem dignidade, sem esperança, os desqualificados, as vítimas de preconceito, quero chamar aqui todos que se sentem abandonados pela vida, pela família, pela hierarquia profissional dos líderes da fé, convoco aqui os desempregados, os tristes os atribulados de espírito, chamo aqueles que não aguentam em si mesmo nem se olhar nos espelho, aqueles que estão sem ninguém, confusos, abatidos, na calçada da vida, os perdidos, pecadores, doentes, insolentes, mal amados, errantes em si mesmos, errantes e errados, convoco os pagãos, os sem entendimento, convoco os ímpios, os sem direção, recorro a todos que de alguma forma precisam de um norte, aos que estão a beira do Caminho. Não tenho uma religião, não lhes dou uma frase de impacto, não tenho uma fórmula de 12 passos, não vendo nada, não exijo dízimos, apenas a oferta do querer, convoco aqueles que de alguma forma não cabem em si mesmos de tanta dor, eu tenho algo que realmente pode fazer sentido, não será difícil, não se aprende com um escola aos domingos, não se aprende sempre mais quando aprende tem o poder de uma vez por todas te deixar fora da dependência de homens e de templos, tenho algo que não está nos púlpitos, não está nos templos suntuosos da fé-gananciosa do deus de vitrine, tenho o que mais de precioso podemos ter que pode ser levado dentro de você, pode ser recebido na esquina, na latrina, na escada, na rua a toda hora, eu tenho algo que não é meu mais foi me dado pelos céus, é simples, é bom, não tem preço, é de graça, é pela Graça, eu tenho, um abraço. Eu tenho um Caminho, com o Ele um alívio, não tenho promessas de riquezas, as dores, há as dores, elas podem até aumentar mais você não estará mais sozinho eu tenho não uma cadeira pra se sentar, nem um show pra te dar euforia, tenho algo, divido com vocês, tenho "O Caminho a verdade e a vida" quem quiser me chame, e o que tenho eu te dou! Tenho um Caminho!

Bom Caminho 
Armando Carvalho

segunda-feira

Verdades que carrego comigo!



O melhor culto: O dia dia
A melhor pregação: A vida
A melhor lição: O exemplo
A melhor “igreja”: Eu
A melhor doutrina: O sorriso
A melhor palavra profética: A de Deus
A melhor contribuição: Com a legria
O melhor elogio: A simplicidade
A melhor lembrança: Um abraço
O melhor louvor: Quando ninguém está vendo
A melhor homenagem: A gratidão
O melhor aprendizado: A humildade
A melhor resposta: O silêncio
A melhor responsabilidade: A de cada um
O melhor cargo: Aquele que não tem nome
O melhor lugar de oração: Dentro de você
O melhor testemunho: Com a boca fechada
O melhor evangelismo: Sem versículos
O melhor líder: Aquele que sabe reconhecer
A melhor obediência: Sem ninguém mandar
A melhor cura: Aquela que ninguém vê
A melhor religião: O amor

Bom Caminho!
Armando Carvalho

domingo

Perdeu!

Dizem que rompimento implica em perder o tempo todo, perder alianças, perder "amigos", perder aliados, perder oportunidades de ser visto, perder a gratidão dos outros, perder regalias, perder a atenção dos outros, perder "seguidores", perder até portas abertas, perder seus próprios projetos, perder opiniões, perder até o seu eu, perder voz e perder ouvidos. Pois é, eu perdi! Mais ganhei paz de espírito por ser simples naquilo que acredito, perdi, mas nunca ouvirei a frase dura do Mestre "nunca vos conheci" nunca ouvirei "aquele que renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo" nunca ouvirei "de que vale ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma" nunca ouvirei nada que venha me afastar de ler a vida com os olhos do Eterno, ler a minha vida com o Caminhar simples. "Muitas vezes perder algo de valor em mudanças impostas pelo sofrimento, é o jeito de encontrar algo mais precioso no caminho". Perder para os homens é ganhar para o Altíssimo, que felicidade é perder! 

"Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo." (Fp 3:7)

Bom Caminho!

Armando Carvalho

quarta-feira

A rede

As pessoas ainda não entenderam que o instrumento segundo o Mestre é a "rede" não o anzol. Rede é cuidado com o pescado, essa cultura de anzol que não leva em conta o estado físico do pescado, que passa com seu anzol e não pergunta quais são as dores, quais os problemas reais que o outro sente, apenas esporra um versículo decorado e acha que este tipo de anzol vai resolver o problema. O Mestre nunca usou anzol, sempre usou rede que procura entender que o pescado precisa de respeito, cuidado, amigos de verdade que não nos entenda apenas como mais uma pessoa na cadeira. As pessoas precisam de ser pescadas, mais com respeito pelo seu contexto de vida o Evangelho não é uma mágica é vivência no Caminhar. O Anzol é um instrumento frio, doloroso, o anzol é invasor, o anzol é interesseiro ganancioso, furando e arrastando sem questionar se há no que foi pescado uma vontade de ser arrastado, anzol é religioso, coreografado, programático, estratégico, ensaiado, cheio de burocracia igrejeira com seus livros, classes, escolas, viagens sem Graça, o anzol é ambicioso, corporativo, autoritário, o anzol não é como a rede silenciosa, serena, educada e coletivamente amorosa. Não aguento mais ver esse processo indecente em que tudo tem que ser com anzol, ainda prefiro a rede, mesmo que tenha menos público, sem terno, sem gravata, mais entendendo a amando o outro no seu contexto de vida, mais natural, sem ser caricaturado. Viva a rede, ela ainda continua apesar do anzol, se você foi pescado por anzol ainda pode se livrar disso, mais saiba, que onde usamos redes não há grito em praças a comunicação é virulenta e com cicio gostoso e leve, também não há movimentos bruscos de tentativa de se livrar do anzol, na rede, somos incógnitos, sem chamar a atenção correndo pela alternativa de vida do Eterno, apenas aproveitando e nunca sendo aproveitado, a partir de hoje pescar só de rede.

Bom Caminho 
Armando Carvalho